13/04/2011

Fashion Adviser # Vestidos de Gala

No seguimento do pedido de ajuda que recebi de uma leitora, Juliana, decidi fazer um post, respondendo aqui mesmo no blogue, para que outras leitoras com a mesma dúvida, possam ficar um pouco mais esclarecidas! Lembro que todo o qualquer conselho que aqui for dado é resultante apenas da minha própria opinião e gosto pessoal! :)

Vamos, então, ao "problema":

"Visitei o seu blog e adorei :) Vou a uma gala no mês de Maio e gostava de saber o que me aconselha vestir. Gosto tanto de vestidos curtos como de compridos, sou magra, nem alta nem baixa e sou loira".
Juliana

Para uma gala, o ideial é que o vestido seja comprido. Nada de micro-modelos, porque não são tão elegantes e não dão aquele ar chique e "sério" que a ocasião exige. Eventualmente, poder-se-á optar por vestidos pelo joelho, mas como a Juliana é magra e de estatura média, um longo é sempre a melhor solução.


Eis alguns exemplos de vestidos que não sendo longos, podem ser usados numa gala, especialmente se for durante o dia:




Nada de cores muito fortes, nem padrões exuberantes. Não fica sofisticado, embora haja excepções. Os tons azuis, verdes, beje, ouro e prata, amarelo clarinho, ficam perfeitos. Há, ainda, quem prefira a máxima "com um vestido preto nunca me comprometo", e embora eu não ache que fique mal, excepto em casamentos, tento sempre resistir a esta cor.


Bons exemplos de cores neutras. Se quisermos acrescentar um toque de cor, podemos fazê-lo através de uma jóia ou da clutch, como fez a Nayma (1º foto). Fica sempre bem!

 




Bons exemplos de tons mais fortes...

  


Um bom exemplo que mistura padrão e vermelho, mas que ficou giríssimo e super indicado para uma gala. Lembrem-se, é sempre tudo uma questão de bom senso!



Maus exemplos de padrões e tons fortes...



Um mau exemplo de preto para uma gala...



Não abusar das rendas, caudas e folhos, especialmente se não estamos seguras da nossa escolha. Os modelos simples e as linhas rectas são quase sempre uma boa opção.   


Bons exemplos de caudas e folhos... 
  



Maus exemplos de folhos...



 Evitar decotes e rachas muito pronunciadas. Não são elegantes e nada apropriadas para uma gala. 


Bons exemplos de decotes...




Maus exemplos de rachas e decotes...





Luvas nunca!!



Os acessórios devem ser elegantes e minimalistas. Nada de muitas misturas, com brincos, colar e pulseira! Optar sempre por duas peças, no máximo! Caso o vestido o permita, pode usar-se peças mais fortes e com cores contrastantes.


Bom exemplo de como usar uma peça marcante num vestido de cor neutra! Aqui, os brincos deram um up incrível ao look!



Tal como no dia-a-dia, nunca devemos combinar a cor dos sapatos com a cor da carteira. Esta deve ser sempre em formato clutch, sendo que a regra é sempre a mesma: se o look for simples, podemos ousar neste acessório, na cor ou no formato! O mesmo acontece com o modelo de sapatos, sejam sandálias, scarpins, peep toes ou pumps (ver nos bons exemplos que mostrei em cima). 

Aconselho a Tintoretto e o El Corte Inglês para procurar o modelo de vestido ideal. São lojas com modelos giros e com melhor relação qualidade vs preço. No Verão, a Mango também costuma ter um modelo ou outro bem giro, mas a probabilidade de encontrar um igual na mesma festa é maior! :)
Em alternativa, e caso haja tempo, sempre podemos recorrer à nossa costureira favorita, inspirando-nos nalgum modelo que tenhamos visto em celebridades ou em lojas menos acessíveis.


E é tudo! Espero ter ajudado. Já sabem, qualquer dúvida, não hesitem em perguntar (o meu e-mail está na barra lateral). Farei um post propositadamente para responder! :)

Beijoo

7 comentários:

  1. Concordo!A elegância e o bom gosto ficam sempre bem e são um valor seguro!

    http://hiimab.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas dicas Márcia. Gostei muito de as ler a todas! Bons conselhoe e úteis.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  3. adorei o post e concordo com tudo o que disseste!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo conselho. :)

    ResponderEliminar
  5. Márcia,

    penso que tens imenso jeito para trabalhar como consultora de Moda.

    Este post revela que dominas a matéria e que tens a perspicácia que se espera para esta função.


    http://bookdeumafashionista.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!