24/05/2016

Queda de Cabelo e Eflúvio Telógeno - O Meu Caso

Agora o tema é sério, mas nada de dramas! :) A queda de cabelo e doenças relacionadas, é um assunto que assusta muitas mulheres que, muitas vezes, por falta de informação ou medos de julgamentos, acabam por sofrer em silêncio ou a não agir consequentemente.

Decidi falar-vos, pela primeira vez, do meu caso, exactamente por isso. Não é fácil expor um problema que mexe muito com a nossa auto-estima, mas se eu souber que a minha história ajudou pelo menos uma pessoa, já terá valido a pena. 

Vamos ao meu caso.

Já vos disse aqui no blogue que sempre tive o cabelo muito fino, mas numa quantidade e volume considerados normais.

No entanto, no Outono de 2013, comecei a sentir uma queda de cabelo atípica. No início, pensei que era propício da época e decidi apenas aplicar os típicos produtos que nos dão na farmácia. Mas a queda não parou, aliás, aumentava. Foi quando vi que estava a perder algum volume e a notar o cabelo cada vez mais fino, que decidi consultar um dermatologista. Na altura, escolhi um ao acaso, dentro do meu seguro de saúde, perto da zona onde vivia em Barcelona, na Bonanova. Um erro: não me preocupei em procurar um especialista em alopecia e perdi algum tempo, já que o primeiro diagnóstico foi uma queda de cabelo normal e como tratamento, apenas uns suplementos vitamínicos.

Passaram-se mais dois meses e, claro, a queda não diminuiu. Desta vez, já imaginando que não seria, de todo, um problema sazonal, fiz uma pesquisa mais detalhada e encontrei o Dr. Javier Bassas, considerado um dos melhores especialistas em temas capilares de Barcelona. Marquei consulta, e depois de algumas análises e provas ao couro cabeludo, o diagnóstico foi claro: sofria de eflúvio telógeno crónico, ou seja, uma queda de cabelo anormal, motivada, no meu caso, por  uma situação continuada de stress (estava a viver uma fase importante de mudanças, um novo país, as saudades da família,...).

A primeira coisa que o médico me disse e que suou como música para os meus ouvidos foi: não te preocupes, porque não vais ficar careca. Esse sempre foi o meu maior medo e esta garantia tranquilizou-me muito porque, se já andava stressada, numa situação de queda de cabelo a instabilidade emocional é muito maior. Há casos em que a mulher chega a ficar com zonas da cabeça quase - ou mesmo - a descoberto. Eu, felizmente, nunca cheguei a esse ponto, embora notasse menos volume. No entanto, para não chegar ao ponto que ninguém deseja, é imprescindível o tratamento e o acompanhamento adequado. O que, nalguns casos, pode ser vitalício.



O MEU TRATAMENTO

Mesoterapia de couro cabeludo
No primeiro mês, uma vez por semana, foram-me administradas no couro cabeludo umas micro-injecções com aminoácidos, vitaminas e outros nutrientes, que ajudam a controlar a queda, fortalecer os fios e a acelerar o crescimento. Passado o primeiro mês, passei a fazer uma sessão mensal, para manter os bons resultados alcançados. Sessões que mantenho até hoje (já lá vão dois anos e meio).

Suplementos vitamínicos
Tomo todos os dias um comprimido, que é substituído em cada consulta de rotina (de quatro em quatro meses), para não criar habituação.

Solução com Minoxidil
Aplico diariamente no couro cabeludo uma solução manipulada com minoxidil, ácido salicílico e outros nutrientes, para acelerar o crescimento do cabelo. Em cada consulta, a % de minoxidil nesta solução pode ser alterada, para mais ou para menos, conforme a evolução. 


Posso-vos dizer que os resultados não são automaticamente visíveis. A queda não parou logo e só após algumas semanas é que comecei a ver imenso cabelo a nascer. E não vale a pena ilusões: este é um problema com o qual provavelmente vou viver sempre. Porque apesar de haver alturas em que sinto o cabelo mais forte e mais volumoso, basta haver algum pico de stress, que noto imediatamente as consequências.  No entanto, com acompanhamento necessário, o eflúvio telógeno é totalmente controlável. 


Agora vocês perguntam: são caros estes tratamentos?
Não são baratos, nem comparticipados, até porque nem mesmo a alopecia é ainda hoje reconhecida como uma doença. Os seguros de saúde também não cobrem. Em Barcelona, cada sessão de mesoterapia custa à volta de 45€, aqui em Alicante felizmente o preço cai para metade. Depois, há que juntar os gastos com os suplementos vitamínicos, a solução de minoxidil, os champôs (que ficarão para outro post), as consultas de rotina.


Mas se sofrerem do mesmo problema e puderem, por favor, não hesitem. É muito melhor direccionar o nosso orçamento para a saúde do que gastá-lo num par de sapatos ou numa mala caríssima. E faz muito mais pela nossa auto-estima do que qualquer bem material.   



Quando deixei Barcelona e me mudei para Alicante, quis assegurar-me que o tratamento era continuado nas mesmas bases e foi quando o meu dermatologista de então, o Dr. Javier Bassas, me direccionou para o Centro Dermatológico Estético de Alicante, um dos melhores e mais inovadores da Europa. Agora, sou acompanhada pela Dra. Roge Navarro, directora médica do Centro e especialista em Alopecia, e sinto que estou em óptimas mãos. Tudo o que é tecnologia de ponta, tratamentos pioneiros e inovadores, eu sei que encontro lá. 

Como é o caso do PRP (Plasma Rico em Plaquetas), um tratamento que começa a ser muito utilizado para tratar doenças que geram alopecia e que eu planeio fazer nos próximos meses. É um tratamento caro, mas muito efectivo, já que aumenta a vascularização, promove fortemente o crescimento do cabelo e incrementa o tamanho do folículo

Falarei dele num outro post, para contar como foi a minha experiência.


DOIS MITOS

Ao longo deste tempo a lidar com a queda de cabelo, fui aprendendo muitas coisas acerca deste tema e, mais importante, desmistificando muitas outras. Daí que me sinto à vontade para vos falar de dois mitos que acho que devem ser discutidos.

  • Lavar o cabelo diariamente acelera a queda - Isto é totalmente falso. Devemos lavar o cabelo sempre e quando o sentirmos oleoso, o que em muitas pessoas significa todos os dias, já que a seborreia prejudica fortemente o couro cabeludo. O que sim, devemos ter em conta é lavar sempre o cabelo de manhã, de forma a eliminar a oleosidade que se acumula durante a noite (está provado que se acumula sobretudo nas horas de sono, entre as 2h00 e as 4h00).
  • As tintas, gel e espumas provocam queda - Falso. A aplicação de qualquer produto cosmético no nosso cabelo não tem nenhum tipo de consequência, nem positiva, nem negativa, sobre o seu crescimento. O nascimento do cabelo produz-se em capas às quais estes produtos não chegam. Podem, sim, é estragar os fios, como é o caso das tintas, mas nunca provocar a sua queda. Portanto, podemos pintar o cabelo, podemos usar espumas, óleos e gel, que não é por isso que o nosso cabelo vai cair mais.

A mensagem que vos quero passar é: se estão viver uma situação anormal de queda de cabelo, primeiro de tudo, nada de se assustarem. Como disse, hoje em dia, estes problemas são totalmente controláveis. Temos, sim, é que procurar um bom dermatologista imediatamente, porque quanto mais tempo passa, pior. E muito importante: nada de gastarem carradas de dinheiro com produtos da farmácia sem prévio aconselhamento médico ou que viram na televisão ou numa revista. É uma perda de dinheiro e que nunca dá resultados nesta situação.


Espero que vos tenha sido útil. Sei que quando estamos a viver pela primeira vez este problema, toda a ajuda é pouca. 

E já sabem, qualquer dúvida, estarei feliz em ajudar.

4 comentários:

  1. Olá Márcia, adoro o teu blogue!obrigada pôr todas estas informações bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que post tão útil e importante! A minha queda é genética e tem de ser muito bem controlada para travar e lá está, ter novos cabelos e mais densidade.
    Quanto às lavagens, infelizmente é uma luta, ainda há muitaaaa gente a achar que lavar o cabelo todos os dias é mau. Muito pelo contrário, mais vale lavar todos os dias, quem tem cabelo oleoso como nós, do que entupir o couro cabeludo com champo seco.
    Beijocas

    http://lacarotevermelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo! Obrigada pelo comentário! A partilha de opiniões é sempre benéfico, ainda mais quando são assuntos sérios como este! Beijinhos! :)

      Eliminar

Muito obrigada pelo feedback!!