29/08/2016

SÉRIE | THE GIRLFRIEND EXPERIENCE


Esta é a série do momento e eu não quero que vocês a percam por nada!



Trata-se de uma incrível adaptação do filme homónimo de Steven Soderbergh de 2009 e que fala sobre a prostituição de luxo. O tema é forte, isso é lógico, e poder-se-ia dizer que muitos dos elementos que a tornam tão atraente, são venenosos. Mas é isso que faz de The Girlfriend Experience um produto final tão bom e tão corajoso. E pretensioso. Porque procura constantemente a incomodidade de quem vê a série. No entanto, sem este snobismo e pretensão, não teria nem metade da graça que tem.

A incomodidade que pretende gerar, gera-a, deixando de lado o pudor. Mesmo com uma galeria interminável de nus e sequências sexuais, é uma série com uma estética cuidada e justificada, uma série perversa e com um tom erótico, mas sem perder a classe. É protagonizada pela neta, sim, a neta, de Elvis Presley - Riley Keough - que ganha, assim, o primeiro papel de protagonista da sua carreira. Numa primeira análise, o apelido da actriz não dá muitas pistas, sacudindo, desta forma, o pesado legado familiar que a colocou nas capas das revistas mesmo antes de reivindicar-se como actriz.

Em suma, The Girlfriend Experience traz-nos muita frieza visual, personagens no auge do cinismo, tempos mortos, saídas de tom. Elementos que já derrubaram muitas séries, mas que, neste caso, a amparam. E isso é, no mínimo, curioso!




A história é de Christine Reade, uma jovem estudante de Direito que tem tudo: talento, beleza e uma carreira jurídica de sucesso pela frente. No entanto, isso parece não bastar à protagonista. Alérgica às relações sociais, e incitada por uma colega da universidade, Christine decide tornar-se prostituta de luxo. Temos, portanto, uma jovem que, sem passado de vítima nem forçada a tal decide, simplesmente, vender sexo por dinheiro.




Protegida pelo pseudónimo "Chelsea", Christine começa, assim, uma vida dupla, variando entre uma personalidade fria e momentos de amabilidade para com os clientes milionários, quase todos a rondar a meia idade. Uma simpatia e delicadeza que nunca chegamos a perceber se é verdadeira ou imposta. O que, sim, sabemos que não é encenação, é a obsessão de Christine pelo controlo, pelo luxo e pelo perigo.

Um perigo que não a faz retroceder mesmo quando a família descobre este seu lado oculto. Por isso mesmo, não é de todo surpreendente que quando questionada pela irmã sobre o motivo pelo qual o faz, a jovem responda, simplesmente: "Porque gosto!". Ainda assim, para quem assistiu todos os episódios, esta resposta não é suficiente. Porque The Girlfriend Experience foi construída para não nos dar respostas. No final da temporada, ficamos sem saber as verdadeiras motivações da protagonista e se desfruta verdadeiramente, ou não, deste seu mundo pararelo.

E sobre isto, não há mais nada a dizer. Apenas ver!




A primeira temporada da série foi para o ar em Abril deste ano e conta com 13 episódios de meia hora.

Apesar de já ter sido anunciada a renovação da série, parece ser que as aventuras de Christine chegam ao fim nesta primeira temporada. Ainda sem grandes avanços, o que se sabe é que a trama vai continuar com outro enredo. O que é uma pena, porque depois desta fabulosa performance, o que todos queríamos (pelo menos eu) era continuar a ver Riley Keough ainda por muitos capítulos mais. Mas veremos o que a segunda temporada nos reserva...

Para já, para já, vejam o trailer da série e deixem-se convencer!



2 comentários:

Muito obrigada pelo feedback!!