15/11/2016

SÉRIE CRUSH | VIKINGS



Se há um tempo atrás me dissessem que ia ser fanática por Vikings eu rir-me-ia, mas rir-me-ia à séria, e diria "no way!" Pois é, ideias pré-concebidas que pouco a pouco vou conseguindo eliminar da minha vida. É uma das partes do nosso crescimento pessoal, e das quais me orgulho muito, o de ser menos preconceituosa, mais tolerante e a apostar muito mais no ver para crer. Em todas as áreas. Na cultura/entretenimento também.


Mas vamos ao que interessa? Vikings. 


Aqui em casa temos um acordo: há as séries que vemos juntos, há as séries que vejo apenas eu e há as séries que só segue o meu namorado. Vikings estava claramente na parte dele. Ele falava-me sempre dela, mas eu, nem aí! No entanto, se eu parasse para pensar um bocadinho e decidisse ver o trailer, tenho a certeza absoluta de que não teria demorado tanto a resistir-lhe. Primeiro, porque é uma série histórica (são, de longe, as minhas favoritas); depois, porque tem actores e actuações excelentes (Travis Fimmel tem aqui a actuação da sua vida); porque é rodada na Europa (Irlanda), em cenários de tirar a respiração; finalmente, porque é uma criação do produtor Michael Hirst, o mesmo da série The Tudors, que eu simplesmente amei!

Ou seja, tudo ingredientes que, em princípio, me conquistariam. Mas o melhor veio depois.



Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel). Toda a série gira à volta deste personagem histórico, o herói viking mais conhecido e mítico da história da Escandinávia. O guerreiro que um dia achou ser boa ideia pegar num barco com meia dúzia de nórdicos e sair à descoberta do Oeste, encontrar terras para atacar, tesouros para roubar, pessoas para matar. Um Oeste que ninguém queria acreditar que existia. Ragnar não só o provou como, em consequência disso, se tornou num herói sem precedentes. 

Não se sabe ao certo se o personagem existiu mesmo ou não, mas qual é a parte da história dos vikings que sabemos que é, efectivamente, real, ou um grande mito? Não sabemos. Se existe um território histórico no qual é quase impossível separar o real da lenda, esse é, sem dúvida, o mundo Viking. A onda de terror e violência que estes homens do norte deixaram na história europeia marcaram para sempre a sua imagem: o de pessoas extremamente fortes, selvagens, sem qualquer pudor à morte, com uma vida apenas condicionada por sacrifícios que dedicavam aos deuses em que acreditavam (Thor, Odin,...).  





Nas 4 temporadas que já foram emitidas (boa notícia, a segunda parte da 4ª temporada estreia já no dia 30 de Novembro), podemos ver um apaixonante panorama do mundo do século IX, desde o primeiro ataque viking a um mosteiro inglês, até a invasões a diferentes reinos da Grã-Bretanha e a Paris. Podem contar com muita violência, muitas espadas, muita traição, muito sexo (na medida certa, nem oculto, nem super exposto por motivos sensacionalistas). E se eu consegui apaixonar-me por tudo isto, acreditem, vocês também conseguem. Porque para além disso, também há amor, há lealdade, há amigos verdadeiros (a amizade entre o viking Ragnar e o monge inglês Athelstan é daquels casos sérios de amor). 

ATHELSTAN 


Depois, há o sempre interessante choque de culturas e de religiões entre estes vikings, os seus deuses, o seu Valhala (o equivalente à nossa ideia de céu/paraíso), e os cristãos e tudo aquilo que conhecemos. Alguns diálogos são realmente impactantes e, inclusivamente, poderiam definir-se de incorrectos para mentes mais conservadoras e pouco abertas a discussões sobre este tema. Por exemplo, o fanatismo religioso tanto do lado nórdico como do lado cristão adquire tamanha importância na história, que acaba por tornar-se quase num personagem principal.




Bem, o Ragnar vocês já conhecem. Também já vos falei do monge cristão, o Athelstan, um personagem que acaba por ter uma grande influência na série. Falta falar de Lagertha, a donzela guerreira, esposa de Ragnar e mãe dos dois filhos mais velhos. Uma autêntica DIVA, que luta com os homens, lado a lado, com a mesma ferocidade que um guerreiro qualquer. É daqueles personagens super queridos e pelos quais rezamos a todos os santinhos para que nunca morram (como devem entender, nesta série, a linha entre a vida e a morte é muito ténue).

LAGERTHA



 Também queria falar de Rollo, o irmão de Ragnar, o guerreiro mais temido de todos, parceiro de conquistas, mas também um personagem cheio de fantasmas e dúvidas existenciais. Com o protagonista, constrói uma relação de amor/ódio, de lealdade/traição, o que acaba por ser muito interessante. É dos meus favoritos.

ROLLO E RAGNAR



 Há muitos personagens complexos, um entra e sai constante. Mas não poderia deixar de falar de Bjorn, o filho mais velho de Ragnar e um dos protagonistas. Começa a série sendo a criança, mas rapidamente se transforma num autêntico guerreiro viking, fiel aos pais e um jovem apaixonado e de grande carácter. 

  BJORN E PORUNN



Para finalizar, deixem-me dizer-vos que as comparações entre Vikings e Game of Thrones são inevitáveis. No entanto, garanto-vos - para o bem ou para o mal - que o único que as duas séries têm em comum são as peles que os personagens vestem e a sua sede de sangue. Fora isso, nada a ver. 

Apesar de Game of Thrones ser uma super produção sem precedentes, eu prefiro Vikings, porque me consegue passar muito mais emoção e, para mim, isso é fundamental!



Vocês, seguem esta série? Estão tentados a seguir? 

5 comentários:

  1. Pois é Márcia, partilho inteiramente o crush e estou ansiosa que cheguem os novos episódios!
    É inscrivel a adoração deles por certas divinidades, a fronteira entre o étereo e o real é praticamente inexistente...
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Adoro a série "Vikings", os meus personagens preferidos, Ragnar e Athelstan que amizade tão envolvente (um dos meus gatos chama-se Ragnar, LOL). No canal MOV estão a repetir a 3ª temporada aos domingos á noite, o que significa que assim que termine a repetição começam a 4ª temporada. Também gostei imenso dos "Tudors", o Jonathan Rhys Meyers que interpretava o rei Henry VIII, também vai participar nos "Vikings" não sei se na 4ª ou 5ª temporada (cant wait, adoro o Jonathan!). "Game of Thrones" adoro, via online mas já não está disponível....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só peço que esta série dure muitas temporadas!! A espera pela segunda parte da 4ª season está a deixar-me louca!! :) Sim, o Jonathan vai estar na 5ª entrega e também o actor português Albano Jerónimo, em 3 episódios, acho! Esperar para ver, até porque me parece que vai ser interessantíssimo, com o destaque nos filhos de Ragnar, já crescidos, especialmente o Ivar, que vai ser um dos guerreiros mais temidos (apesar da limitação que tem)!!

      Eliminar
  3. Gosto gosto muito dos livros que deram origem a got... Mas, como série eu sou apaixonada vikings é bem mais foda!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!