13/03/2017

20TH CENTURY STYLE ICONS | ROBERT REDFORD



Já tinha saudades deste tema aqui no blogue. Depois de Jackie Kennedy, Grace Kelly e Brigitte Bardot, achei que seria engraçado falar de um homem que também deixou a sua "pegada" de estilo no século passado (e continua a deixar nos dias de hoje). E a minha escolha não poderia ser outra senão o grande, o senhor-cheio-de pinta Robert Redford. O último galã vivo dos grandes galãs.

Perguntemos às nossas mães ou avós quem era o homem mais atraente das décadas de 60, 70 e 80 e certamente a resposta será unânime. Para além de um carisma e beleza fora do comum, Redford tinha o dom de tornar tendência tudo aquilo em que tocava. Por isso mesmo, há décadas que tem assegurado um lugar no Olimpo dos homens com mais estilo de sempre.




A Juventude e o Êxito no Cinema

O início não foi fácil. Filho de emigrantes irlandeses, viu-se órfão de mãe ainda antes de completar os 20 anos, o que acabaria por ditar uma juventude rebelde e repleta de excessos. Durante um ano - entre 1956 e 1957 -, viajou pela Europa e experimentou uma vida de artista itinerante da qual regressou totalmente desiludido. Já nos EUA, uma depressão fá-lo cair nas garras do alcoolismo, um vício do qual só se consegue livrar quando conhece Lola van Wagenen, uma universitária católica de classe média com quem se viria a casar pouco tempo depois.


Redford com Lola van Wagenen, com quem esteve casado 27 anos anos e de quem teve quatro filhos, o primogénito falecido pouco tempo depois de nascer, por morte súbita. Um episódio triste que marcou profundamente o actor.


A fama de sex symbol, era apenas isso, fama. Robert Redford sempre levou uma vida sentimental muito discreta e distanciada das câmeras. Inclusivamente, o divórcio da primeira mulher, em 1985, só foi tornado público mais de uma década depois. Desde 2009 que está casado com a pintora alemã Sibylle Szaggars. 



Voltando aos inícios de vida do actor, a influência da primeira mulher foi de tal forma positiva para Redford, que em 1958 decide matricular-se numa escola para estudar arte. Foi aí que começou a ter aulas de interpretação, embora o trabalho de actor nunca tenha sido uma prioridade. 

Em 1962, com a peça Barefoot in the Park, converte-se numa estrela da Broadway, o que acaba por ser a rampa de lançamento de uma carreira de sucessos em Hollywood

É com a versão cinematográfica da obra Barefoot in the Park, em 1967, que chega finalmente o reconhecimento mundial para Robert Redford. Este filme marca, também, a primeira das várias vezes em que veremos o actor e Jane Fonda juntos no grande ecrã.   



Nas décadas seguintes, Redford consolida-se como estrela de Hollywood, mas é como realizador que consegue a maior parte das nomeações a prémios importantes do cinema, como são os Óscares ou os Globos de Ouro. Nos últimos anos tem preferido trabalhos mais esporádicos e papéis secundários. No entanto, em 2017 vamos poder vê-lo novamente junto a Jane Fonda no filme Our Souls at Night, onde contracenará, também, com Matthias Schoenaerts (aquele que já sabem, é um dos meus actores favoritos).  


Com o amigo inseparável Paul Newman, formaram uma das duplas mais inesquecíveis do cinema mundial, tendo partilhado algumas vezes o grande ecrã. Aliás, é com o filme The Sting, que os dois protagonizam, que Redford consegue a única nomeação aos Óscares como actor. Durante décadas, partilharam também o posto de sex symbol "made em Hollywood" e gravaram os seus nomes com letras de ouro no firmamento da meca do cinema. 




Embaixador do Estilo "Casual Americano"

Antes de ter imortalizado aquele que hoje conhecemos como o estilo "casual americano masculino", Robert Redford já surgia impecável em fatos Ralph Lauren no filme The Great Gatsby. Um papel que vimos recentemente ser confiado a Leonardo Dicaprio na adaptação ao cinema de 2013, mas sem metade da pinta de Redford, digo eu! ☺ 

Robert Redford em 1974 e Leonardo Dicaprio em 2013. Duas versões do enigmático personagem de literatura Jay Gatsby.



Foi a partir deste filme que Redford se consolidou como um ícone de estilo a nível mundial. À parte dos fatos de corte perfeito, que combinava genialmente com uns óculos de sol Ray Ban aviator espelhados, o actor deixou a sua marca com os looks compostos de jeans, blazers escuros e botins. Mesmo quando usava camisas de xadrez e casacos de pele de carneiro, Redford sempre se preocupou com os detalhes e nunca deixava de lado o seu Rolex.

Para além do estilo casual, outra das imagens de marca do actor é a cabeleira loira e farta, sempre penteada de forma despretensiosa e com um ar muito natural. Um hair style que, de resto, o actor mantém até hoje.



Durante os seus quase 81 anos, Redford foi três vezes capa da TIMES, a revista mais desejada pelas celebridades mundiais. A última foi em 2014, quando o actor foi eleito uma das pessoas mais influentes do planeta. 



No século passado, e mesmo hoje em dia, foram muitos os ícones que se destacaram, no entanto, ninguém, na sua melhor época, conseguiu superar Robert Redford no que ao estilo diz respeito.  



O Grande Legado: Festival de Sundance


Aos seus quase 81 anos (fá-los em Agosto), Robert Redford pode gabar-se de vários feitos, mas um dos mais importantes, senão o mais importante, foi o de ter criado em 1980 o Instituto Sundance, um centro de apoio para jovens cineastas e que pretende promover o cinema independente. Um projecto criado a custo próprio e sem quaisquer apoios que deu origem ao que hoje conhecemos como Festival de Cinema de Sundance. Este evento internacional, que se celebra desde 1983 na cidade americana de Park City, é uma mostra anual de cerca de 200 trabalhos cinematográficos seleccionados entre mais de 9000 candidaturas. O curioso é que o nome da escola e do próprio festival surgiram do filme que em 1969 protagonizou com o seu grande amigo Paul Newman e que se intitulava The Sundance Kid.

Robert Redford na edição do Festival de 2016. 




Vou ficar por aqui. 

Espero que tenham gostado desta versão masculina do 20th Century Style Icons aqui no blogue!

Se quiserem deixar sugestões para os próximos, não hesitem!!

BEIJOO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo feedback!!