20/03/2017

COMO ME MANTENHO (MAIS OU MENOS) FIT

Por aqui falamos muito de tendências. Do mais natural, sendo este um blogue mais focado em moda. No entanto - e tenho esperança que já tenham notado -, há algum tempo que venho tentando dar-lhe um conceito mais abrangente. Por nenhum motivo em especial, apenas porque me tem apetecido falar de outros interesses meus e que vão muito para além de roupa e sapatos. Gosto de falar-vos de televisão, de cinema, de música, de receitas, de decoração. Do meu rol de paixões. Sabem aquela pessoa de paixões? Sou eu. Quando gosto, vibro mesmo e quero partilhar, quero falar, quero comentar. E o My True Options tem reflectido isso, as minhas paixões, e é assim que quero que continue.


Hoje, mais uma estreia. Vou falar-vos daquela que eu diria ser uma das tendências mais fortes e com mais adeptos da última década. Falo dos conceitos do "be fit" e "be healthy", ou seja, estarmos com tudo no sítio e ainda gozarmos de plena saúde. Como qualquer tema da actualidade, trending topics nas redes sociais, teríamos aqui um bom motivo de discussão, no entanto, o que pretendo mesmo com o post é partilhar com vocês algumas práticas que me ajudam (acredito) a levar uma vida relativamente saudável. Sem fanatismos nem fundamentalismos. 



ALIMENTAÇÃO



Já aqui falei que tenho cuidado com aquilo que como desde os meus 14 anos. Tenho tendência a níveis altos de triglicéridos, o que me levou a ser seguida até aos 20 anos pela equipa de nutricionistas pediátricos do Hospital São João. Foram anos e anos de "lavagem cerebral", daí que estou mais do que habituada a ler rótulos e a saber aquilo que me faz bem e aquilo que não devo comer. Por sorte, lá em casa os meus pais sempre nos habituaram a uma alimentação bastante equilibrada, o que ajudou neste processo. Por isso mesmo, e sem quaisquer fundamentalismos, posso dizer que:


  • Refrigerantes e néctares estão completamente fora da minha dieta diária, tal como bolos, bolachas e todo o tipo de pastelaria, principalmente a industrial. Já a caseira, ocasionalmente.
  • Enlatados e congelados, o menos possível. 
  • Produtos edulcorados e os chamados "light", nem vê-los! 
  • Dou sempre prioridade a produtos frescos, frutas e legumes de todo o tipo (gosto de quase tudo), adoro feijão e grão de bico, como carne, mas prefiro peixe, principalmente ao jantar. 
  • Como muitos cereais (flocos de trigo sempre), como nozes, avelãs e amêndoas, como presunto (ibérico), evito fiambre (mesmo de perú) e quando compro, prefiro o da perna, porque é o que contém mais % de carne na sua elaboração. 





  • Iogurtes, naturais, sempre. Nada de edulcorados, nem tipo grego. Sabem muito bem mas têm nata e muita gordura. Mel em vez de açúcar, mas prefiro açúcar a qualquer tipo de edulcorantes. Adoro gelatina, mas da que se faz em casa, não a que já vem pronta a comer e sempre da marca Royal. Queijo adoro, de todos os tipos, e não abdico deles, mas diariamente dou prioridade aos frescos ou aos baixos em gordura. 
  • Como chocolate preto todos os dias, aliás, o chocolate é o meu ponto fraco. O de leite é o meu favorito, mas diariamente, evito. Outro ponto fraco são os gelados, que tento comer ocasionalmente, principalmente os de gelo. 
  • Não como fritos, assados muito raramente, mas como estufados, cozidos e grelhados. Como arroz e como massa, como batatas, embora com moderação. A única gordura que utilizo para cozinhar é azeite extra virgem. 
  • Fast food, quase nunca (podem contar-se pelos dedos as vezes que vou num ano). Já pizzas, não resisto de vez em quando, mas sempre confeccionadas com alimentos frescos, nunca congeladas.
  • Não sou adepta da moda das sementes. De vez em quando como aveia misturada com os cereais. 
  • Como canela todos os dias, seja no leite, seja no chã, seja no arroz doce ou leite creme, aqueles doces caseiros que não me importo de comer ocasionalmente.
  • Não bebo álcool diariamente, não bebo café.


Como disse em cima, não sou nada fundamentalista. O que vos conto é o que tento fazer diariamente, no entanto, ao fim-de-semana e em dias de festa faço a minha cota parte de "desvios". O importante é que esses "desvios" sejam a excepção e não a regra. Acima de tudo, para mim, o principal é ter uma dieta equilibrada, onde entram proteínas, frutas e verduras, hidratos e gorduras saudáveis. 


NATAÇÃO


Já andei em ginásios e nunca gostei. Detesto máquinas, detesto aulas de grupo. Já nadar, sempre foi a minha "praia". Toda a gente sabe que a natação é o desporto mais saudável e completo que existe, no entanto, eu faço-o por prazer, seja na piscina, seja na praia. Para não falar do bem tremendo que faz à mente. É incrível como nos podemos sentir relaxados debaixo de água, o estarmos só nós e os nossos pensamentos, a ouvir apenas o som das braçadas. E quando estou sozinha na piscina, aí é o cúmulo do prazer. Nado durante uma hora, três vezes por semana. Mais do que um desporto, é um vício do qual não consigo abdicar. ADORO ADORO E ADORO! Para não falar de todo o equipamento de natação. Há pessoas que são viciadas em roupa de ginásio, eu sou viciada em acessórios para nadar. Adoro fatos de banho, toucas, óculos e afins. E adoro estar gira na piscina. Se também são fãs de natação, deixo alguns items que me inspiram.



CAMINHADAS


Não suporto running. Só corri uma vez na vida, a prova dos 10 km de Barcelona, e embora tenha chegado ao final, tive de fazer uma cruz. É um desporto de alto impacto e penso que muita gente se esquece disso. É preocupante esta ideia generalizada de que todos podem correr. Não podem, e eu sou o exemplo. No entanto, adoro caminhar. Sou capaz de andar horas e horas sem me cansar. Mas o que faço diariamente são pequenas caminhadas de 30 ou 45 minutos, em passo acelerado, com alguns exercícios pelo meio. Mar, música relaxante nos ouvidos e uma boa caminhada. Para mim, não existe melhor.



BICICLETA

Desde criança que adoro uma bicicleta. Hoje em dia, e com muita pena minha, só ando ao fim-de-semana já que por razões logísticas, todo o equipamento se encontra na minha outra casa, para onde vou quase todas as sextas-feiras. Mas sempre que estou lá, tento pegar na bicicleta ao sábado de manhã e andar pelo menos uma hora. É óptimo para as pernas.



E assim de repente, é tudo! ☺


ATÉ AO PRÓXIMO POST!!

3 comentários:

  1. Ahhhh somos gémeas separadas à nascença ou então fomos gémeas na outra vida! É que só pode...
    Na alimentação temos cuidados muito semelhantes. A diferença é que eu como produtos light recomendados pela nutricionista, os iogurtes. Não os consigo comer naturais porque me sabe a queijo, e queijo é coisa para me pôr maldisposta ou mesmo me dar vómitos! Blharc.. Sementes, até reviro os olhos que fico só com a parte branca dos olhos à vista lol mas bebo muito, mas mesmo muito café! Adoro chá mas nunca bebi com canela (outra coisa que adoro até no café..) Juntas a canela em qualquer tipo de chá?!
    ADORO natação e fazia na Madeira. Cá nunca arranjei um sítio aprazível. Os ginásios perto de casa não têm. :( Se bem que o problema da natação é quando está frio e aí torcia um bocadinho o nariz. (Eu na verdade sou uma lontra, se pudesse acho que não mexia mesmo uma palha) ahaha Mas como sabes vou a aulas de grupo, para me obrigar, do género: já te enfiaste, vais ter que fazer para não fazeres figura de otária e o instrutor não pensar que foste para lá admirá-lo (no ginásio onde ando eles são um bocado convencidos. Acho que é um mal de todos, mas para não ser má língua é só naquele ginásio...). Mas é só mesmo algumas aulas de grupo em especial cycling. Sala de máquinas até me benzo e fico de boca aberta a ver as pessoas que se passeiam por lá. Resumindo: não faço nenhum.
    Só não consigo gostar de roupas de natação. Quer dizer os fatos de banho consigo, em especial esses. Mas a combinação de touca + fato de banho só me lembra pinguins!
    Running (já estou a revirar os olhos. Nem vou comentar, mas tooooda a gente acha um máximo agora...). Caminhadas adoro e faço imenso. Ainda assim, na Madeira é muito mais propício. Aliás, como aí em Alicante! Aqui em Lisboa é meio foleiro, é preciso muito boa vontade e bom tempo! ahaha

    Acerca da última música que partilhaste (não me apetece ir lá comentar!). Adorei!! Não conhecia, se bem que era capaz de jurar que já ouvi algo de muito semelhante em alguma cena do Harvey Specter. Aliás nas cenas dele aparecem muito boas músicas de soul que adoro de paixão. Também gosto de Folk mas Soul é mesmo o meu preferido.


    Outra coisa muito importante: Já viste essa série? Fala-me disso! (Como se eu não tivesse outras para ver... É como te digo sou sôfrega. Quero ver tudo de uma vez!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já te disse que sim, ou fomos noutra vida! :) Eu adoro canela, misturo com tudo, e no chá, com todos os tipos. Pode parecer estranho, mas a mim sabe-me a torrões de açúcar (já que não os meto no chá!!). Sobre os gostos musicais, pelos vistos também coincidimos (what else???). :) Não me lembro da música em suits mas vou pesquisar... sobre Big Little Lies, já te falarei dela, ainda é cedo!!

      Eliminar
    2. Vou experimentar a canela no chá ;) açúcar no chá?! não percebo essas pessoas, a não ser que estejam a ter um ataque de ansiedade e bebam água com açúcar (dizem os antigos que ajuda... Eu vou logo para medicamentos! ahaha porque será?) não percebo e faz-me confusão beber água com açúcar, ainda que tenha sabor.. é sempre água.
      Vou juntar uma série de músicas que ouvi em suits, nas cenas do Harvey, e gostei muito e digo-te quais são! ;) Uma das minhas preferidas é a que dá na cena que ele vai para o cemitério beber junto à campa do pai (se fosse eu, não me apanhavam lá.. Caguinchas como sou.. ahaha mas... Séries! As pessoas bebem nas campas dos falecidos! ahaha) "Wish you were here - Lee Fields" :) as outras não me lembro de nomes em particular, para não variar. Mas depois partilho ;)

      Eliminar

Muito obrigada pelo feedback!!