03/06/2015

20th Century Style Icons | Grace Kelly

Sou uma apaixonada por ícones de estilo de décadas passadas. Pessoas que marcaram uma época e que ainda hoje continuam a ser fonte de inspiração na indústria da moda e cinematográfica. Quando tenho tempo, uma das coisas que mais gosto de fazer é ler biografias, pesquisar e transportar-me para vidas quase sempre intrigantes, intensas e tão inspiradoras.
 Foi, por isso, que decidi criar esta rubrica, numa tentativa de ressuscitar, ainda que por momentos, as histórias destas divas. 
E a primeira tinha de ser Grace Kelly, a princesa do Mónaco, que tanto me inspira! 
Espero que gostem! 



GRACE KELLY (1929-1982)


Antes de se tornar a princesa mais admirada de sempre, Grace Kelly já tinha Hollywood a seus pés. Entre 1951 e 1956 participou em 11 filmes, foi estrela de Hitchcock e ganhou, aos 25 anos, um Óscar pelo filme The Country Girl . O vestido que escolheu para receber a estatueta, desenhado por Edith Head, é um dos seus vestidos mais recordados, e que serviu de inspiração para o modelo Giambattista Valli que Diane Kruger usou no Festival de Cannes de 2012.





De actriz a princesa 

Grace Kelly e o príncipe Rainier conheceram-se no Mónaco, em 1955, durante o Festival de Cannes e bastou um ano para que se celebrasse o casamento, que ainda hoje é comentado como um dos casamentos mais icónicos de sempre.  É Helen Rose quem desenha o vestido de noiva, composto por uma maravilhosa saia de renda com milhares de pérolas e lantejoulas cosidas à mão. Fica, também, na história como um dos vestidos de noiva mais comentados.



O anel de noivado oferecido por Rainier era da Cartier, a marca de joalharia favorita de Grace Kelly. A jóia, que tinha um diamante de 10,47 quilates, foi entretanto recriada para Nicole Kidman usar no filme Grace do Mónaco.  



Um ícone de estilo

Grace Kelly é um nome sonante em todo o mundo, mas se há uma razão pela qual a eterna princesa do Mónaco é recordada ainda hoje é pela elegância, pelo estilo inconfundível, por cada um dos looks que escolhia criteriosamente, imitados aos longo dos anos por fashionistas e consagrados estilistas.  Entre as suas marcas preferidas estavam Dior, Balenciaga, Givenchy e Yves Saint Laurent.


"Acessorizar" era um dos segredos de estilo de Grace Kelly, que chegou a ser a mulher mais fotografada do mundo. Nunca dispensava os óculos de sol tamanho maxi - que continuam a ser motivo de inspiração das grandes marcas -, assim como turbantes e chapéus de abas. Conta-se, inclusivamente, que na viagem à Europa para celebrar o seu casamento, trazia consigo nada mais nada menos do que vinte exemplares de chapéus!


 Em sua homenagem, Gucci lançou um lenço de seda, baptizado como "Flora". Uma das últimas campanhas é protagonizada pela neta Charlotte Casiraghi, cuja beleza e elegância é constantemente comparada à de Grace.



Mas é a maison Hermès a responsável pela criação de um dos acessórios tributo mais icónicos e vendidos da história da moda. É a mala Kelly, cujo nome é também uma homenagem à princesa do Mónaco, que se torna a maior fã e embaixadora do modelo. Com a famosa mala, chegou a esconder dos paparazzi a gravidez de Carolina.



Para além dos acessórios, Grace Kelly popularizou os looks masculinos, marcados pelas calças capri, camisas e mocassins, que aproveitava para usar em momentos mais relaxados.



Do estilo de Grace Kelly resultaram tendências que se tornaram intemporais e que ainda hoje é comum vê-las em red carpets, trendsetters e desfiles de marcas conhecidas. Um dos exemplos é o vestido preto Elie Saab que Angelina Jolie usou nos Óscares de 2009, cujo decote em forma de coração é marcadamente inspirado na princesa. Outros exemplos são as listras, as laçadas nas blusas e as saias rodadas.








Mulher de família

É impossível dissociar o nome de Grace Kelly à família. Com Rainier do Mónaco, teve Carolina, Alberto e Stéphanie, em quem se apoiava para ultrapassar os momentos de depressão, motivados pelas saudades que sentia de Hollywood.
Mais do que com as filhas, Grace Kelly tinha uma relação especial com o filho, Alberto.







O filme "Grace do Mónaco"

Em 2014, e apesar da oposição inicial da família Grimaldi, finalmente saiu à luz a tão esperada obra cinematográfica dedicada a Grace Kelly. No filme, protagonizado pela não menos diva Nicole Kidman, são desfilados 50 brilhantes looks desenhados por Gigi Lepage, com o apoio das maisons de Dior, Chanel e Cartier






Uma vida intensa, nem sempre feliz, marcada pelo luxo e pelo glamour e que veio a ter fim em 1982, na sequência de um acidente de carro. Grace Kelly viajava com a filha Stéphanie, quem na verdade conduzia a viatura (especula-se!).

O príncipe Rainier nunca viria a superar a morte daquele que foi o amor da sua vida!

2 comentários:

  1. Bem vinda Márcia!
    Adorei esta rúbrica! Eu também sou fã da Grace Kelly!

    ResponderEliminar
  2. Uma das mulheres mais elegantes que já passaram por este mundo!
    Cris

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!