03/03/2016

Sara Sampaio | Style file


Já há um tempo que queria fazer um post sobre o estilo da top model portuguesa mais internacional de sempre. Acho que devemos apoiar aquilo que é nosso, valorizar, divulgar. Não que ela precise deste post, mas pelo que vi na internet, não são tantos os artigos dedicados exclusivamente ao seu estilo pessoal. E merece. Porque ela já virou uma it girl, com um estilo próprio muito vincado.  

Se me perguntassem como o definiria, eu diria, sem qualquer sombra de dúvida "Simples. Urbano. Sexy". São as três palavras que me vêm imediatamente à cabeça sempre que olho para os looks dela, sejam de rua, ou de red carpet

Assim em linhas gerais, vê-se que o preto veste 90% dos outfits, que quase nunca a vemos com estampados nem roupas muito exuberantes, que adora scarpins e sandálias de tiras, que não prescinde de shorts de ganga e partes de cima básicas. Que a boca encarnada e os cabelos naturais são a sua imagem de marca.

É verdade que quando se tem beleza natural e as medidas certas, qualquer coisa ajuda, sem precisar de se enfeitar muito. Mas isso não significa que se tenha carisma e estilo. E a Sara Sampaio tem.

Mas vamos analisar ao pormenor:

SHORTS
Top model que se preze, tem de mostrar as pernas que nunca mais acabam, lógico! E os shorts parecem ser a melhor forma do o fazer, principalmente em looks de rua. Os preferidos da Sara são claramente os jeans, rasgados e/ou modelo boyfriend, no entanto, também a vemos com versões mais fluídas. As cores para os conjugar, sempre as mesmas, preto ou branco. E cropped tops ou t-shirts básicas.  


BLUSÃO DE CABEDAL
Uma das peças do momento, básico em qualquer armário e uma das favoritas das top models. Sara Sampaio usa o blusão de cabedal com tudo: shorts de ganga, skinny jeans, vestidos e, até mesmo, cullotes. As botas de cano médio são outra peça tendência que Sara usa e abusa.
Vamos analisar o primeiro look:
Um dos aspectos que aprecio no estilo de Sara Sampaio é o facto de ser sexy, mas nada vulgar. E este look é o claro exemplo. As sandálias recortadas over the knee tinham tudo para dar errado, mas ela soube conjugá-las de uma forma harmoniosa. Os shorts de ganga, num modelo boyfriend, e uma simples t-shirt branca vieram equilibrar o conjunto, que foi rematado com o blusão de cabedal de que falava. 


SEXY
Como dizia no ponto anterior, "sexy" poderia ser o nome do meio de Sara Sampaio. Nos looks que escolhe, essa característica natural é bem evidente. No entanto, como o seu estilo é bem simples e clean, isso acaba por jogar a seu favor, já que se optasse por peças muito exuberantes e coloridas, seria o fracasso total. 
Novamente, as sandálias over the knee, aqui conjugadas com um vestido preto pelo joelho, sem decotes, apenas com uma abertura lateral. No look ao lado, a mesma fórmula: fenda + tamanho midi. O crop top vem dar jovialidade ao conjunto. 


RIPPED JEANS
No dia a dia, nas ruas de Nova Iorque, é frequente ver Sara Sampaio a usar jeans, em modelo skinny ou boyfriend, em looks super descontraídos. Combina-os com tank ou cropped tops, mala ao ombro e sandálias "pesadas" de tiras ou slippers. Tudo simples, mas muito estiloso.


PANTALONAS
Apesar de, na minha opinião, não ser propriamente uma fashion victim, porque não a vemos usar tudo o que dizem ser tendência, é frequente ver Sara Sampaio com peças mais do momento, como são as pantalonas, em versão mais comprida ou curta. E na primeira foto, outra novidade: os tons pastel. Já sabemos que usa pouca cor, que quando usa prefere os tons primários, mas aqui optou pelo azul claro, que combinou com branco. 
No segundo look, é a Sara de sempre: conjunto clean, com top de linhas geométricas e os scarpins pretos. 


PÊLO + OVER THE KNEE
A fórmula dos looks de Inverno da top model tem sido a mesma: casaco de pêlo e botas over the knee. Ou com mini-saia ou com calças skinny, em looks preto total ou quebrados por outro tom, como o nude ou o vinho. Mantas, gorros e chapéus, os seus melhores amigos para enfrentar o frio gelado de Nova Iorque. 



NA RED CARPET

Se olharmos para as escolhas na passadeira vermelha, é fácil constatar que Sara Sampaio não foge ao seu estilo pessoal. Aparece quase sempre com vestidos pretos, de linhas simples e geométricas e quase ausência de acessórios e aplicações na roupa. Quanto a sapatos, a mesma simplicidade, já que os seus favoritos parecem ser os scarpins e as sandálias de uma tira. Nos cabelos, nunca nada de muito trabalhado. Gosta de apanhados simples, tranças ou solto, com ondas naturais.
Mas vejam mais detalhadamente...

"COM PRETO NUNCA ME COMPROMETO"
É indubitavelmente a sua cor favorita, tanto em street style como em red carpet. É raro ver Sara com estampados, e com cores mais garridas podemos contar pelos dedos de uma mão. Aposta muito, isso sim, em decotes e aberturas, sempre num estilo muito elegante e sexy, sem ser vulgar.


COR
As cores mais fortes que já vimos Sara Sampaio usar foram o azulão e o vermelho. Tons primários que reflectem o gosto pessoal da modelo. Os vestidos, como sempre, em estilo muito minimalista. 


OFF WHITE
Sexy, com vestidos brancos, mais uma vez, de linhas simples, make up clean e quase nada como acessórios. Não se precisa de mais, quando a beleza natural e o carisma fazem o resto. E Sara sabe tirar partido disso. 


SPARKLE
Às vezes, é preciso ousar um pouco mais e que melhor forma de o fazer senão recorrer aos brilhos e lantejoulas? No caso de Sara Sampaio, nada de muito extravagante ou, se o é, como o vestido da segunda foto, há que "poupar" no resto. 



Espero que tenham gostado deste pequeno tour pelo estilo de Sara Sampaio. E, quem sabe, se se identificam, possam retirar algumas ideias para inspiração. Eu, pessoalmente, fico com os looks de red carpet, que acho excelentes ideias para eventos especiais.

"Vemo-nos" no próximo post!

2 comentários:

  1. Adoro a Sara Sampaio, não só é linda de morrer como tem imensa elegância e bom gosto :) Gostei do post

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!