23/05/2016

Receita | Panquecas americanas


A vida é de modas. Neste momento, fala-se muito dos brunch e das inevitáveis panquecas, das várias maneiras de as fazer e, depois, porque os olhos também comem, de as decorar. Como também é uma moda o praticar uma vida saudável, o fazer desporto, o comer healthy. De tal maneira, que já há por aí as chamadas "panquecas fit", que também quis experimentar, mas que achei intragáveis (a sério, ninguém me diga que são deliciosas, porque a aveia e a banana, só condimentadas com canela e mel, dão-lhe uma textura e sabor, no mínimo, estranhos!). Mas entendo quem goste! 

Desde os 14 anos que tive de aprender a comer - mesmo - saudável, de me habituar a ler os rótulos dos alimentos, a desconfiar dos produtos light ou 0%, a dizer não aos edulcorados, aos néctares e refrigerantes, aos bolos e bolachas industriais. Portanto, não é de agora, mas sempre tentei ter uma dieta saudável (por temas genéticos, tenho tendência a níveis altos de triglicéridos), o que não quer dizer que, de quando em vez, não cometa os meus deslizes. 

Como aconteceu com estas panquecas, na versão americana, com tudo a que se tem direito, mas balanceadas com a fruta, que preferi em vez das caldas de chocolate e natas, isso sim, nada fit, mas que de vez em quando sabem pela vida!

As quantidades que vos apresento abaixo dão para 8 panquecas, mas depende obviamente do tamanho que lhes quiserem dar, ou maiores, ou mais pequenas. 


Ingredientes:

#3 ovos inteiros
#1 chávena (de chá) de farinha de trigo
#1 chávena (de chá) de leite
#2 colheres de açúcar (segundo gosto)
#1 pitada de sal
#canela
#frutos silvestres 
#mel


Colocar os ovos, a  farinha, o leite, o açúcar, o sal e a canela num liquidificador e misturar tudo (para quem não tiver, também dá para triturar com a varinha mágica). Esta mistura que se obtém reparte-se em pequenas porções numa frigideira anti-aderente previamente untada (com um guardanapo) com azeite ou óleo de coco. Quando a massa de cada panqueca estiver a fazer "bolhinhas", quer dizer que é o momento certo para a virar. No final, é só colocar morangos cortados às rodelas entre cada torta, regar com mel e decorar a parte superior com framboesas, amoras, mirtilos, groselhas, o que quiserem! 

* Importante: a receita original leva fermento, para que as panquecas fiquem mais fofas. Como não uso fermento químico e biológico não tinha, não coloquei. Mas fica ao vosso critério. Sem, fica óptimo na mesma.





Contem-me, vocês também costumam fazer panquecas em casa?
Desta mesma maneira?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo feedback!!