02/11/2016

BRUNCH EM CASA | IDEIAS PRÁTICAS E SABOROSAS


Domingo. Acordar tarde. Comer (muito e) bem. 

Quase toda a gente adora esta trilogia e são cada vez mais os adeptos do famoso brunch. A verdade é que é muito difícil dizer que não a uma boa mesa, recheada de bons petiscos, e quando a isto podemos juntar aquela sensação de que não há pressas e de que podemos estar horas a saboreá-los, perfeito! 

Eu vou confessar que prefiro fazer os brunch em casa. Por vários motivos. Porque tenho a certeza de que é, efectivamente, tudo caseiro, fresco e de boa qualidade. Porque, embora trabalhoso, sinto verdadeiro prazer em preparar tudo e montar uma mesa apetecível (faço quase sempre no Outono e Inverno, porque é quando me apetece mais este tipo de programas caseiros). E porque fica muito mais barato - um bom brunch, num local simpático, com qualidade e variedade, nunca fica por menos de 30€ por pessoa.

Como sabem (os que me seguem no Instagram e Facebook), este Domingo acordámos com vontade de arregaçar as mangas e meter mãos à obra. Fizemos um pouco de tudo, sem exagerar muito nas calorias, e evitando, quase por completo doces e bolos. 



FRUTAS, SUMOS E GELATINAS

A parte mais saudável e, também, a mais saborosa (para mim). Fiz sumo de laranja natural e um jarro de água aromatizada e preparei uma fonte de frutas variadas (figos, uvas, manga, maça e romã) e gelatina de ananás com sementes de chia e frutos silvestres.

Água aromatizada
Num jarro, coloquei mais um menos um litro de água e acrescentei meia dúzia de rodelas finas de pepino, seis morangos e alguns mirtilos e framboesas. Deixei a repousar no frigorífico algumas horas.

Gelatina com sementes de chia
Preparei a gelatina e acrescentei ao preparado uma colher de sementes de chia. Quando solidificada, decorei com morangos e mirtilos. 



QUEIJOS E FIAMBRES

Preparei uma tábua com vários tipos de queijos, os que tinha em casa (costumo dizer que no meu frigorífico pode faltar de tudo, menos queijos e leite). Noutra tábua, distribuí umas fatias de fiambre da perna, outras de presunto serrano e, ainda, de lombo assado com ervas aromáticas (este é da gama Deluxe do Lidl, e é muito saboroso!). 



PÃES, SALADA E OVOS

Penso que é consensual que, num brunch, nunca pode faltar pão, de vários tipos e variedades (de queijo, sementes, integral, etc). Como não tive tempo para fazer um bolo, e não me apetecia nada muffins, donuts croissants, coloquei no cesto dos pães um mini Panetoni que acabou por ficar intacto. Havia, ainda, ovos de codorniz com cogumelos grelhados, umas tostas de abacate e requeijão e salada de camarões. Para finalizar, panquecas simples, que podiam ser acompanhadas com doce (mel, geleia ou fruta) ou salgado (ovos, cogumelos e fiambres). 

Tostas de abacate e requeijão
Numas fatias de pão tostado (ou mesmo tostas rústicas compradas), barrei requeijão e, por cima, coloquei fatias de abacate, tomates cherry e nozes e amêndoas lascadas. Temperei com um fio de azeite, pimenta e manjericão.

Salada de camarões e queijo fresco (vê-se na primeira foto do post, no canto)
Numa taça, coloquei alguns camarões cozidos, um queijo fresco aos cubos, tomates cherry, alface cortada aos pedacinhos e cebola muito picadinha. Temperei com sal, salsa e majericão. 


* Se tiverem interesse em saber a receita das minhas panquecas, vejam este post.



Já sabem que gosto de aproveitar o blogue para partilhar coisas que faço e que resultem ser de utilidade para vocês leitores, por isso, foi com imenso carinho que fiz este post. Espero mesmo que possam aproveitar algumas destas dicas e deliciar os vossos amigos, filhos, maridos com uma mesa bonita, colorida e cheia de coisas deliciosas!!


DIVIRTAM-SE E DESFRUTEM!

2 comentários:

  1. O teu post vem mesmo a calhar, vai servir como inspiração! Os meus pais há dias perguntaram quando fazia um brunch cá em casa! :)

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!