06/03/2017

BOA SEMANA!



Bom dia! Hoje, não quero que o foco sejam as imagens. 

Venho desejar-vos uma semana feliz e explicar o motivo pelo qual ultimamente não ando tão assídua nas redes sociais. O motivo é simples: vejo-me saturada desta escravidão digital a que nos submetemos diariamente. Nunca gostei que as coisas me fossem impostas e costumava pensar que usufruía de certa liberdade nas minhas escolhas (o My True Options vem daí). Também não lido bem com histerias gerais e com a falta de originalidade que vemos nos dias que correm. Parece-me muito estranho que hoje todos tenhamos o mesmo lifestyle, que partilhemos dos mesmos gostos, que façamos as mesmas viagens, que nos alimentemos das mesmas coisas, que tenhamos os mesmos hobbies. Incomoda-me, acima de tudo, o não pensarmos por nós próprios, que as nossas opiniões sejam fruto daquilo que vamos "recolhendo" digitalmente. 

E eu encontrei-me (encontro-me) enredada nesta teia viciante e não gosto do que vejo. Pior, não gosto de como me faz sentir. Escrava, dependente, ansiosa. É terrível o sentimento de estar a perder (ou não estar a aproveitar) uma parte importante da minha vida em função de uma fotografia ou um vídeo no Instagram. Eu tenho um blogue, é um facto, como há muitos anos já tive um diário ou um caderno onde escrevia. Eu tenho um blogue onde escrevo quando me apetece, porque é um hobbie, e como qualquer outro hobbie supõe-se que deve trazer sentimentos de prazer, liberdade, alegria, até. E é isso que eu quero. Mesmo sabendo que as redes sociais são uma parte indissociável de um blogue e que dificilmente este sobreviverá são e salvo sem a sua ajuda. Mas são escolhas. E a vida é feita de escolhas. Se eu tiver de escolher entre a escravidão de actualizar diariamente as redes sociais e o facto de me sentir livre e feliz, eu definitivamente fico com a segunda opção. Custe o que tiver de me custar. Seja likes, seja seguidores. 

Já aqui escrevi sobre o facto de não me sentir obrigada a comprar roupas novas só porque tenho um blogue. Disse e volto a dizer: compro quando tenho de comprar, quando gosto, quando preciso e quando sei que vou usar muito. Portanto, nas redes sociais quero que seja igual: vou publicar quando sentir que devo e não porque me sinta obrigada.  

E eu espero que vocês entendam. ❤❤❤





ATÉ AO PRÓXIMO POST!

9 comentários:

  1. Por vezes é difícil não entrar na onda. Gosto muito de pessoas decididas e sem medo de achar diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço a mínima ideia de quem seja, mas agradeço o cuidado de deixar um comentário. Um beijinho!

      Eliminar
  2. Girl, tenho tanto a dizer sobre isto que dava uma bela conversa de café! Tenho te notado ausente e até estranhado. Se por um lado é uma pena, por outro compreendo e até apoio.
    Já falamos uma ou outra vez sobre isso das carneiradas e de todos acharem igual, a pensar que estão a achar diferente. Não sou nada de modas, só porque sim e só porque toda a gente o faz. E a moda mais parva é sem dúvida a do Instagram e Facebook (o que poderia não o ser de todo). Se não aparecer por lá, é porque não aconteceu e assim as pessoas fazem a sua vida em função disso. A mim, consome-me os nervos estar a jantar com amigas que antes de podermos comer ou beber o que quer que seja, é obrigatório tirar uma fotografia para o Instagram ou para o Facebook ou para nada, mas o vício já é grande e tem-se que tirar fotografia na mesma. Pior: fazer aqueles microvídeos "boomerang" ou lá o que é, onde na minha modesta opinião, parece que as pessoas estão a ter micro AVCs. Toda a gente parece se divertir com isso, menos eu.
    Eu tenho Instagram e não ponho lá uma fotografia há séculos, porque sinto isso mesmo. O tempo que estou a parar para tirar fotografias, não vivo nem aprecio aquele momento no todo e como deveria ser. O chato será se eu tiver Alzheimer e aí não haverão fotos nem vídeos para me lembrar, mas olha na altura logo se lida com a situação.
    É uma pena a sociedade estar a tomar esse rumo. Todos querem estar in (quantas e quantas vezes oiço "não pões nada no insta? Isso não é normal...), todos querem fazer parte dos grupos cool, top, mega e sei lá mais quê. A vantagem é que haverão nichos que ganharão com isso. Eu, neste momento, invejo os ortopedistas que daqui a poucos anos, verão moedas a cair do céu, qual tio Patinhas, graças às lesões de todos os pseudo-maratonistas e meia maratonistas e sei lá mais o quê se enfiam de cabeça em corridas, o famoso running, só porque está na moda, sem qualquer acompanhamento.
    Mas, não é menos verdade, que as modas também trouxeram coisas boas. Ver muita gente optar por um estilo de vida mais saudável, eu incluída, é bom. Só pode ser bom. Exceptuando quando se entra nos "loucos" das sementes da moda, dos sumos de couves (que grande blharc!), do running, etc...
    Sou muito adepta do "fazer porque nos faz sentir bem e porque gosto". E, tal como dizes, infelizmente está-se a perder identidade. O blog, na minha opinião, tem sentido enquanto te der prazer e quando te apetecer. Nunca por obrigação. Aí as coisas perdem graça. E ser escrava de likes e seguidores, jamais! (Outra das coisas que as pessoas se tornaram escravas. Conheço pessoas que apagam fotos se não tiverem um mínimo de likes!)
    Concluindo, que a conversa já vai longa, acho que fazes muito bem. Já sabes que por aqui andarei!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. É por isso que cada vez mais simpatizo consigo.
    Sara

    ResponderEliminar
  4. olá.mas eu gosto muito de ver os teus looks, por isso é uma pena que não publiques diariamente.

    ResponderEliminar
  5. Excelente análise do que que se passa atualmente! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Nunca percebi muito bem essa necessidade que as pessoas têm de viver em função das redes sociais e detrimento de viverem a vida real. E só tenho pena porque perdem tanto, mas tanto...

    ResponderEliminar
  7. Quando tiver vontade de publicar, eu estarei deste lado para a ler.
    Passei por uma fase terrivel por causa das redes sociais e das tendências que mudam à velocidade da luz... Resultado: um consumismo exagerado que e uma pilha de roupa sem usar, encostada a um canto do armário, shame on me!
    Continue com os pés bem assentes na terra, é sinal de longevidade!
    Beijinhos, Cristina.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Compreendo o que dizes! Um detox digital de vez em quando faz muito bem! Eu faço, sem problemas!
    Como diz "Anónimo" "Quando tiver vontade de publicar, eu estarei deste lado para ler"!
    Não percas a espontaneidade nem a alegria de fazer um post com vontade de o fazer!
    :-D
    Bjs e tudo de bom!
    Maria

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo feedback!!