13/09/2016

FIFTY SHADES DARKER


Quem é fã já deve saber que saiu hoje o trailer oficial de um dos filmes mais esperados de 2017. Para quem não sabe, ou não viu ainda, façam play e tirem as vossas próprias conclusões.

For the record, quando saiu o primeiro filme, eu não tinha lido os livros. Não me atraía a história, muito menos a histeria feminina que eu via na empresa onde trabalhava na altura (praticamente todas as minhas colegas andavam com o livro atrás, desde a recepcionista até às chefias!). Depois, por pura curiosidade, convenci o namorado e fomos ver o filme, com o argumento de que se fosse muito mau, pelo menos teríamos visto no cinema, onde o mau nunca parece tão mau. 

E mordi a língua. Ao contrário do que muito se disse na altura (a maior parte por mero preconceito, acredito), eu não achei a adaptação ao cinema um falhanço total. É lógico que não é um filme brilhante, muito menos de Óscar mas, tendo em conta o argumento, pareceu-me bem razoável, com bons planos, algumas cenas cuidadas e de muito bom gosto, e uma banda sonora do melhor que se fez em 2015. Também é verdade que eu não tinha meios de comparação possíveis, porque, como disse, não tinha lido os livros. Ainda assim, penso que quem esperava cenas tão fortes como na história original, estava com as expectativas fora de lugar. O que se viu foi uma adaptação para um produto comercial, não um filme erótico e, sendo assim, para mim, cumpriu. 

É claro que depois fiquei com "a pulga atrás da orelha" e tive de ler os livros. E vi o que já estava à espera: um produto como tantos outros best-sellers, dirigido a um público feminino, mas com a diferença de ter sido construído à volta de um tema polémico, sedutor, provocativo. E aqui temos de tirar o chapéu à autora: a ideia para o argumento foi brilhante (brilhantemente escrita já é outra conversa), conseguiu chegar a milhões de mulheres, melhorou (diz-se) durante algum tempo a vida conjugal de muitos casais, e o resto é o que se sabe.

Não sou fanática pelas Sombras de Grey, mas também não tenho preconceitos. Li os livros e, como fã de cinema, vejo e verei este tipo de filmes como vejo outro qualquer. Portanto, em Fevereiro, provavelmente serei mais uma entre milhões a ver Fifty Shades Darker.

E vocês, estão animadas a ver esta segunda entrega da trilogia, ou passam, literalmente? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo feedback!!