03/05/2016

About... Matthias Schoenaerts


Já lá vai um tempo desde que o actor belga Matthias Schoenaerts entrou para a minha lista de ouro do cinema. Precisamente, desde que vi Rust and Bone (2012), aquele drama potentíssimo, aquela obra de arte do cinema francês que todos deveríamos ver e que catapultou Matthias para lá das fronteiras da Europa. Protagoniza-o ao lado de Marion Cotillard, outra das minhas actrizes favoritas.


Em Rust and Bone.

Este é um filme que marca. Pela história romântica num ambiente de auto-destruição - uma relação entre uma jovem inválida e um lutador de boxe amador à beira da exclusão social -, mas principalmente pela actuação dos dois actores. Marion já não era novidade. Matthias deixou a crítica "boquiaberta", ganhou um César Award, Cannes caiu aos seus pés e abriram-se, finalmente, as portas da meca do cinema mundial. 

Há quem diga que nunca é tarde para se chegar onde se tem de chegar. E Mathias é a prova. Com quase 35 anos chega a Holywood e, desde então, tem subido discretamente cada degrau.

Entre 2012 e 2016 estreou nove filmes de produção americana ou semi-americana. Quase todos de género dramático ou romântico, com personagens fortes, complexas, que permitem o actor dar aso à brilhante capacidade que tem de capturar o lado mais escuro do ser humano. 
Actuou ao lado de Tom Hardy, Clive Owen, Kate Winslet, Alan RickmanMichelle Williams, Carey Mulligan, Ralph Fiennes, Tilda Swinton, Eddie Redmayne, Alicia Vikander,... E o céu é o limite.

Em Suite Francaise com Michelle Williams.


Se não conhecem o trabalho de Matthias Schoenaerts, convido-vos a ver alguns dos seus filmes. E não se fiquem apenas pelos americanos. Um dos seus grandes papéis, e aquele que mais arrepios na espinha me provocou, foi em Rundskop (ou Bullhead), uma produção belga de 2011 de género dramático nomeada aos Óscares como Melhor Filme de Língua Estrangeira. Matthias interpreta um fazendeiro viciado em hormonas, um jovem amargado por um trauma na infância que viria a condicionar toda a sua vida. Uma actuação de tal maneira intensa e dramática, que há momentos em que duvidamos sobre onde começa e onde acaba a realidade do actor. 

UMA CURIOSIDADE: 
Matthias Schoenaerts vinha-se a preparar fisicamente para este personagem desde 2005, altura em que o realizador belga Michael R. Roskam lhe passou o guião. Durante todos esses anos em que se procurou o financiamento para a produção, o actor transformou o seu 1,87 m de altura naquele homem super musculado que vemos no filme. Porém, a sua interpretação vai muito mais além da mudança física. 

Em Bullhead.


Este ano estreia Maryland (ou Disorder), ao lado de Diane Kruger. Uma atraente mas inconclusiva metáfora de um mundo paranóico. Como várias vezes acontece, Matthias Schoenaerts carrega o peso do filme às costas, como um militar recém chegado de uma missão no Afeganistão e que sofre de stress pós-traumático. Não é um filme comercial, mas é nestes onde Matthias descarrega toda a força, aqueles onde resulta mais espectacular e onde consegue inclusivamente esconder algumas debilidades da produção.

Com Diane Kruger, em Maryland.


Também em 2016 temos Matthias em Danish Girl (que toda a gente já viu) e agora mais recentemente em A Bigger Splash, com Dakota Johnson, Tilda Swinton e um genial Ralph Fiennes. Gosto de guardar os filmes com os actores que mais admiro para momentos especiais, por isso, escolhi ver este último no cinema, agora quando estive em Lisboa. Eu e mais 4 pessoas na sala. Não achei uma grande obra cinematográfica, com uma Tilda Swinton praticamente muda (diz que foi a condição dela para entrar), mas Matthias Schoenaerts e Ralph Fiennes salvam o filme da mediocridade.

Com Tilda Swinton, em A Bigger Splash.


Os próximos projectos de  Matthias Schoenaerts incluem o filme francês Le Fidèle e a mini-série Lewis & Clark, que aborda o tema da expedição de exploradores britânicos à América do Norte.


O Outro Lado 


Para além de um actor brilhante, Matthias Schoenaerts é hoje um sex symbol a nível mundial, embora a discrição seja o seu cartão de identidade. Tal como é o seu olhar. Aquele olhar inteligente, sensível e intenso que Louis Vuitton não quis deixar escapar mal a sua carreia internacional despoletou. O actor belga viria a protagonizar a campanha Spring/Summer 2014 da marca de luxo.  




Longe do glamour que, na verdade, Matthias dispensa, estão os laços de sangue. É filho de Julien Schoenaerts, um actor de teatro já falecido, muito famoso na Bélgica, com quem se estreou nos palcos quando ainda era criança, com a peça o "O Principezinho". 



Matthias já confessou que a relação entre os dois nem sempre foi pacífica, mas para quem o segue nas redes sociais, é notório o amor e a admiração que ele sente pelo pai. Não são raras as vezes em que publica fotos no Instagram com mensagens sentidas e demonstrações de saudades. Mensagens de um filho normal e corrente, que nos tocam e que nos fazem ter a certeza de que há estrelas e estrelas. Há aquelas que mesmo o sendo, fazem questão de não o parecer. E é este o outro lado de Matthias Schoenaerts que eu tanto aprecio. Um tipo normal, com os pés bem assentes na terra, o anti-galã de cinema que tanto faz falta em Holywood, que não se cansa de agradecer pelas oportunidades que lhe deram (ou que o talento dele conquistou). Basta vermos algumas das suas entrevistas do agora e do antes para constatarmos que aquele olhar profundo e sincero continua o mesmo. 

O que poucos também sabem é que Matthias Schoenaerts é um graffiter convicto. Precisamente como uma forma de escape a este mundo louco do cinema. Diz que uma das coisas que mais gosta de fazer é escapar-se dois dias para uma cidade qualquer e pintar uma parece, "para estar sozinho e viver a simplicidade da matéria"

Isto deixa-me a pensar se já alguma vez não tropecei com uma obra sua por aí algures em Almeria. É que esta cidade daqui do sul de Espanha é um dos destinos frequentes do actor! Uma coisa é certa, eu vou estar, de certeza, muito mais atenta!! :)



Sobre os aspecto físico de Matthias, o que dizer? Não é o típico menino bonito de Holywood, o galã musculado que mais parece pré-fabricado ou saído de uma caixa de pandora. É mais como Kate Winslet o descreveu por altura do lançamento do filme que os dois protagonizam, A Little Chaos: "Matthias really looks like a man". E eu não diria melhor... 

Se  quiserem acompanhar mais de perto Matthias Schoenaerts, sigam-no no Instagram (o perfil dele é privado, mas ele aceita solicitações de seguidores) ou no site oficial. Para imagens, vejam no Pinterest o meu álbum dedicado ao actor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo feedback!!